EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos

em 12/02/2019

Solenidade foi marcada pela assunção dos 185 estagiários à condição de aluno.

Na sexta-feira (08/02), foi realizada a solenidade militar que marcou o término do Estágio de Adaptação à Atividade Militar (EAM) dos estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Centenas de pessoas, entre familiares e autoridades, assistiram à cerimônia de assunção e recebimento de platinas dos 185 novos alunos que compõe o Esquadrão Sabre – denominação escolhida pelos alunos como nome da turma.

Desde o dia 19 de janeiro, quando ingressaram oficialmente nos portões da EPCAR, os jovens estagiários passaram por uma intensa rotina de instruções sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. Estas atividades visam proporcionar aos novos alunos o desenvolvimento de valores éticos e morais inerentes à vida militar e ao cidadão, com base nos princípios de hierarquia e disciplina.

Para a mineira de São João Del Rei, Fabiane Mayra Ramos, primeira colocada do CPCAR 2019, o EAM foi um período de muito aprendizado para todos os integrantes do esquadrão. “Foi muito tempo de estudo e dedicação para chegar até aqui, incluindo a parte médica e física. Passamos pelo período de adaptação, que não foi fácil, e aprendemos a viver juntos. Iremos nos aperfeiçoar cada vez mais e, todos juntos, seguiremos para a academia da Força Aérea”, afirmou. A Aluna Mayra é a primeira candidata do sexo feminino, na história do processo seletivo, a ser aprovada na primeira colocação.

i192814403159318.jpg

“É muito emocionante! Só tenho que agradecer a Deus e a ela pela dedicação nos estudos”, disse o pai de Mayra, Fábio Francisco Ramos. Já para a mãe, Silmara do Carmo Silva Ramos, há a certeza de que a EPCAR trará bons frutos para a vida pessoal e profissional da filha, visto que outros dois filhos já foram alunos da instituição. “Nós sabemos que é uma escola importante na formação destes meninos. É um orgulho e um prazer imenso vê-la realizando este sonho. Tenho certeza que a FAB também recebe uma menina exemplar”, ressaltou.

O Comandante da EPCAR recepcionou os alunos um a um na chegada à escola e acompanhou cada passo da adaptação. “É uma emoção muito grande nesta data em que um ciclo se renova. Estes 185 alunos têm a nobre tarefa de manter as tradições de nossa Escola, de manter a vibração em cada olhar, com esse brilho que nos contagia. O simbolismo destas datas é fundamental para que mantenhamos esta chama sempre acesa”, disse.

i1928144034178611.jpg

Fonte: Site da Academia da Força Aérea

 

 

Depoimentos

Saiba o que nossos alunos pensam sobre nós e nossos cases de sucesso

  • - Ana

  • - Felipe

  • - Thiago

  • - Valentina

  • - Marcelo

  • - Davi

Blog de Notícias