EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos

em 12/02/2019

Solenidade foi marcada pela assunção dos 185 estagiários à condição de aluno.

Na sexta-feira (08/02), foi realizada a solenidade militar que marcou o término do Estágio de Adaptação à Atividade Militar (EAM) dos estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Centenas de pessoas, entre familiares e autoridades, assistiram à cerimônia de assunção e recebimento de platinas dos 185 novos alunos que compõe o Esquadrão Sabre – denominação escolhida pelos alunos como nome da turma.

Desde o dia 19 de janeiro, quando ingressaram oficialmente nos portões da EPCAR, os jovens estagiários passaram por uma intensa rotina de instruções sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. Estas atividades visam proporcionar aos novos alunos o desenvolvimento de valores éticos e morais inerentes à vida militar e ao cidadão, com base nos princípios de hierarquia e disciplina.

Para a mineira de São João Del Rei, Fabiane Mayra Ramos, primeira colocada do CPCAR 2019, o EAM foi um período de muito aprendizado para todos os integrantes do esquadrão. “Foi muito tempo de estudo e dedicação para chegar até aqui, incluindo a parte médica e física. Passamos pelo período de adaptação, que não foi fácil, e aprendemos a viver juntos. Iremos nos aperfeiçoar cada vez mais e, todos juntos, seguiremos para a academia da Força Aérea”, afirmou. A Aluna Mayra é a primeira candidata do sexo feminino, na história do processo seletivo, a ser aprovada na primeira colocação.

i192814403159318.jpg

“É muito emocionante! Só tenho que agradecer a Deus e a ela pela dedicação nos estudos”, disse o pai de Mayra, Fábio Francisco Ramos. Já para a mãe, Silmara do Carmo Silva Ramos, há a certeza de que a EPCAR trará bons frutos para a vida pessoal e profissional da filha, visto que outros dois filhos já foram alunos da instituição. “Nós sabemos que é uma escola importante na formação destes meninos. É um orgulho e um prazer imenso vê-la realizando este sonho. Tenho certeza que a FAB também recebe uma menina exemplar”, ressaltou.

O Comandante da EPCAR recepcionou os alunos um a um na chegada à escola e acompanhou cada passo da adaptação. “É uma emoção muito grande nesta data em que um ciclo se renova. Estes 185 alunos têm a nobre tarefa de manter as tradições de nossa Escola, de manter a vibração em cada olhar, com esse brilho que nos contagia. O simbolismo destas datas é fundamental para que mantenhamos esta chama sempre acesa”, disse.

i1928144034178611.jpg

Fonte: Site da Academia da Força Aérea

 

 

Depoimentos

Saiba o que nossos alunos pensam sobre nós e nossos cases de sucesso

  • Depoimento Eliana Amaral

    Eu Eliane do Amaral, mãe de ex aluna do Azambuja. Hoje fazendo faculdade da UFRGS Quando fez azambuja foi uma da 1° alunas com 100% do curso. Assim passando no Colegio Militar de PoA em 3° lugar das 45 vagas da época. Hoje arrasando em ciencia da computaçao em eu 3° ano de facul. E fazendo estagio numa das melhores empresa do ramo a Sap. Muito obrigada a todos Azambuja. Obs. Esperem pelo mano dela Victor Lourenço do Amaral Menger, daqui a 3 anos entra.

    - Eliana Amaral

  • Depoimento Carlos Eugênio Munhoz

    Não tenho que reclamar. Pra mim foi o melhor curso que a minha filha fez. Todo o aprendizado que teve foi excelente, sendo de grande utilidade até mesmo na escola não apenas para o concurso. Eu recomendo este curso. 100% de conhecimento e aprendizado.

    - Carlos Eugênio Munhoz

  • Depoimento Aryela Adiers Françoes

    Bom, o que falar desse curso maravilhoso, o qual me fez conhecer pessoas maravilhosas, ter monitores maravilhosos, salas sempre agradáveis, uma maravilhosa equipe e professores de super qualidade. A família que eu formei aqui, eu vou levar pra vida toda, obrigada por tudo Cursos Azambuja, por me proporcionar tudo isso é ainda pelo meu crescimento tanto intelectual, como um crescimento pra vida

    - Aryela Adiers Françoes

  • Depoimento Heloísa Toledo

    Tenho muito a agradecer ao curso, pois me acolheram no momento em que eu mais precisei. Amei cada momento de aula, os melhores professores que já tive! E de forma uma geral, só tenho gratidão pelo ano de estudos e pela novo rumo de vida que consegui construir... obrigada, Azambuja!

    - Heloísa Toledo

  • Depoimento Camila - Mãe do João Vitor

    “Bom dia... sou a Camila, mãe do João Vitor Arbo que faz o curso nas segundas e quartas. Nunca pensei que uma camiseta teria tanto valor, agradeço a todos os responsáveis por todo esse cuidado e valorização dos nossos meninos... o mérito é dele, mas nada seria possível se não tivéssemos juntos nesta caminhada. É uma pequena conquista perto de tudo o que ainda temos para caminhar, mas é a certeza que estamos na direção certa. Fica aqui meus parabéns por esse ato onde valoriza todo o esforço e dedicação que estamos desempenhando neste momento. Obrigada!”

    - Camila - Mãe do João Vitor

  • Depoimento Paula Rocha

    Foi a vez da Paula Rocha falar como foi sua experiência no Curso. O Curso Azambuja foi essencial para tornar 2014 um ano tão importante para mim. Graças a ele, realizei meu sonho de passar no Colégio Tiradentes.Todos os dias eu estudava pensando nesse esforço sendo recompensado no final do ano. E foi. Desde o primeiro dia,os professores se dedicam a garantir que ninguém fique com dúvida e dão várias dicas para os alunos compreenderem melhor a matéria.Eles não nos preparam apenas para uma prova de concurso,mas também para sermos vencedores na vida e cidadãos melhores.

    - Paula Rocha

  • Depoimento Camila Ehrenbrink Scheid

    Neste ano, eu me esforcei muito, e todo este esforço valeu a pena. Eu decidi fazer o Azambuja e garanto que foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida. Primeiramente, os professores eram ótimos, ensinavam as coisas com toda vontade e otimismo possível, do melhor jeito que conseguiam encontrar. Eu amava todas aulas, sempre eram ótimas e o modo como a matéria era explicada era ótimo. Após o curso, sempre que eu chegava em casa era só estudar. Apostilas, que tinham ótimos exercícios, cadernos, questões das provas dos Colégios Militares e do Colégio Tiradentes. Eu geralmente também ficava na sala de estudos do curso, pegando provas e questões que eram encontradas nas pastas. Essa sala era ótima pois conseguíamos explicar a matéria para os outros e, quando precisávamos, sempre nos ajudavam. Ainda havia os simulados, que ajudaram a perder o nervosismo na hora da prova e que foram um grande incentivo ao estudo. Também foi possível fazer vários amigos, que sei que continuarão até o fim comigo. Eu estudei muito e me dediquei bastante em casa, no curso, no ônibus... e garanto que tudo isso me levou aonde eu cheguei. Camila Ehrenbrink Scheid

    - Camila Ehrenbrink Scheid

  • Depoimento Thais Bueno

    Adoro a forma afetuosa como a equipe do Azambuja trata seus alunos e ex alunos, tenho certeza que isto faz toda diferença na forma de aprendizagem!! Conhecimento e valores para toda vida, isso que meu filho levará de vocês! Grata por, de alguma forma, fazer parte desta família.❤

    - Thais Bueno

  • Depoimento Denise Pazetto Hauenstein

    Recebemos, por e-mail, este depoimento maravilhoso! Este carinho e reconhecimento, move nosso trabalho e faz com que nosso amor pelo ensino aumente ainda mais! “Prezados diretores e professores do Azambuja, Sou mãe do Rodrigo Hauenstein da Rosa, que foi aluno durante o ano de 2018 na turma preparatória para EsPCEx. Nesta segunda-feira ele embarcou em avião rumo a Campinas, consolidando, assim, o objetivo da aprovação. Quero, com este contato, agradecer e parabenizá-los. O Rodrigo poderia ter feito cursinho em locais tradicionais para vestibular em universidades, mas escolheu o Azambuja. A escolha se deu, e muito, por entender que um curso preparatório para escolas militares teriam outros valores agregados, além das matérias propriamente ditas. E isso se confirmou. O fato do aluno receber informações oriundas de profissionais que já passaram pela AMAN, sejam em aula ou fora dela, é sim um grande motivador para o aluno. Entender como essas pessoas conquistaram a vida profissional e ouvir relatos acerca da rotina destas instituições militares faz diferença para persistir no sonho. E sobre isso eu até faço uma sugestão, para o caso de ainda não praticarem: promoverem momentos fora do período de aula, com mais informações voltadas paras as carreiras militares, um ou dois eventos durante o curso seria bem interessante para os aluno e até mesmo para a instituição. O desempenho dele foi muito bom, e neste caso os professores fizeram a diferença, ainda mais se considerado que ficou um ano sem conseguir estudar em virtude do serviço militar que prestou. O Rodrigo gabaritou química, e aqui quero especialmente parabenizar ao professor Araújo, pois química não era o forte dele na escola, então sei que o desempenho pode ser creditado ao mestre. Obrigada a todos, portanto, incluindo também a área administrativa, que fizeram parte deste momento na vida do Rodrigo, estamos muito felizes com a conquista do sonho traçado por ele. Abraço e ótimo ano de 2019 a todos do Azambuja!” • Denise Pazetto Hauenstein •

    - Denise Pazetto Hauenstein

Blog de Notícias