Coronel Engenheiro da FAB assume presidência da Agência Espacial Brasileira

em 24/01/2019

Tomou posse nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF), o novo Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). O Coronel Engenheiro da Reserva Carlos Augusto Teixeira de Moura assumiu o cargo no lugar de José Raimundo Braga Coelho, que esteve à frente da instituição durante os últimos sete anos. O engenheiro foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Tenente-Coronel da Reserva e astronauta Marcos Pontes, que presidiu a cerimônia.

i19123192639142168.jpg

No discurso de posse, o novo presidente da AEB destacou as principais prioridades para a sua gestão e assumiu o compromisso de alavancar o Programa Espacial Brasileiro. “A meta é elevarmos o nosso programa espacial à verdadeira condição de programa de Estado. Por isso, precisamos unir a nossa ciência aplicada à tecnologia, ou seja, a toda a base tecnológica que temos de forma que possamos utilizar as aplicações possíveis para atender às necessidades da sociedade brasileira”, destacou.

Ao falar sobre o setor aeroespacial, o Coronel Moura ressaltou a importância da adoção de um novo modelo de governança do setor, conforme discutido no âmbito do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Também falou sobre a necessidade da realização de ações em busca de parcerias e mais investimentos.

“Precisamos obter mais recursos, com o apoio dos nossos parceiros, como a Embrapa, o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional do Petróleo. Também vamos buscar outras entidades que se beneficiam de aplicações espaciais. Chamaremos esses parceiros para compor os nossos projetos para termos um programa que traga resultados”, afirmou.

O novo presidente da AEB mencionou ainda os benefícios que o país poderá obter com o desenvolvimento de projetos coordenados pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “É um local extremamente interessante para colocar o Brasil no mercado espacial. Por isso, nós vamos envidar todos os nossos esforços para que o CLA passe a atuar no mercado comercial, trazendo para aquela região também desenvolvimento socioeconômico”.

i1912319263883153.jpg

Notícia extraída do Site Oficial da FAB

 

 

Depoimentos

Saiba o que nossos alunos pensam sobre nós e nossos cases de sucesso

  • - Ana

  • - Felipe

  • - Thiago

  • - Valentina

  • - Marcelo

  • - Davi

Blog de Notícias