Coronel Engenheiro da FAB assume presidência da Agência Espacial Brasileira

em 24/01/2019

Tomou posse nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF), o novo Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). O Coronel Engenheiro da Reserva Carlos Augusto Teixeira de Moura assumiu o cargo no lugar de José Raimundo Braga Coelho, que esteve à frente da instituição durante os últimos sete anos. O engenheiro foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Tenente-Coronel da Reserva e astronauta Marcos Pontes, que presidiu a cerimônia.

i19123192639142168.jpg

No discurso de posse, o novo presidente da AEB destacou as principais prioridades para a sua gestão e assumiu o compromisso de alavancar o Programa Espacial Brasileiro. “A meta é elevarmos o nosso programa espacial à verdadeira condição de programa de Estado. Por isso, precisamos unir a nossa ciência aplicada à tecnologia, ou seja, a toda a base tecnológica que temos de forma que possamos utilizar as aplicações possíveis para atender às necessidades da sociedade brasileira”, destacou.

Ao falar sobre o setor aeroespacial, o Coronel Moura ressaltou a importância da adoção de um novo modelo de governança do setor, conforme discutido no âmbito do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Também falou sobre a necessidade da realização de ações em busca de parcerias e mais investimentos.

“Precisamos obter mais recursos, com o apoio dos nossos parceiros, como a Embrapa, o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional do Petróleo. Também vamos buscar outras entidades que se beneficiam de aplicações espaciais. Chamaremos esses parceiros para compor os nossos projetos para termos um programa que traga resultados”, afirmou.

O novo presidente da AEB mencionou ainda os benefícios que o país poderá obter com o desenvolvimento de projetos coordenados pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “É um local extremamente interessante para colocar o Brasil no mercado espacial. Por isso, nós vamos envidar todos os nossos esforços para que o CLA passe a atuar no mercado comercial, trazendo para aquela região também desenvolvimento socioeconômico”.

i1912319263883153.jpg

Notícia extraída do Site Oficial da FAB

 

 

Depoimentos

Saiba o que nossos alunos pensam sobre nós e nossos cases de sucesso

  • Depoimento Eliana Amaral

    Eu Eliane do Amaral, mãe de ex aluna do Azambuja. Hoje fazendo faculdade da UFRGS Quando fez azambuja foi uma da 1° alunas com 100% do curso. Assim passando no Colegio Militar de PoA em 3° lugar das 45 vagas da época. Hoje arrasando em ciencia da computaçao em eu 3° ano de facul. E fazendo estagio numa das melhores empresa do ramo a Sap. Muito obrigada a todos Azambuja. Obs. Esperem pelo mano dela Victor Lourenço do Amaral Menger, daqui a 3 anos entra.

    - Eliana Amaral

  • Depoimento Carlos Eugênio Munhoz

    Não tenho que reclamar. Pra mim foi o melhor curso que a minha filha fez. Todo o aprendizado que teve foi excelente, sendo de grande utilidade até mesmo na escola não apenas para o concurso. Eu recomendo este curso. 100% de conhecimento e aprendizado.

    - Carlos Eugênio Munhoz

  • Depoimento Aryela Adiers Françoes

    Bom, o que falar desse curso maravilhoso, o qual me fez conhecer pessoas maravilhosas, ter monitores maravilhosos, salas sempre agradáveis, uma maravilhosa equipe e professores de super qualidade. A família que eu formei aqui, eu vou levar pra vida toda, obrigada por tudo Cursos Azambuja, por me proporcionar tudo isso é ainda pelo meu crescimento tanto intelectual, como um crescimento pra vida

    - Aryela Adiers Françoes

  • Depoimento Heloísa Toledo

    Tenho muito a agradecer ao curso, pois me acolheram no momento em que eu mais precisei. Amei cada momento de aula, os melhores professores que já tive! E de forma uma geral, só tenho gratidão pelo ano de estudos e pela novo rumo de vida que consegui construir... obrigada, Azambuja!

    - Heloísa Toledo

  • Depoimento Camila - Mãe do João Vitor

    “Bom dia... sou a Camila, mãe do João Vitor Arbo que faz o curso nas segundas e quartas. Nunca pensei que uma camiseta teria tanto valor, agradeço a todos os responsáveis por todo esse cuidado e valorização dos nossos meninos... o mérito é dele, mas nada seria possível se não tivéssemos juntos nesta caminhada. É uma pequena conquista perto de tudo o que ainda temos para caminhar, mas é a certeza que estamos na direção certa. Fica aqui meus parabéns por esse ato onde valoriza todo o esforço e dedicação que estamos desempenhando neste momento. Obrigada!”

    - Camila - Mãe do João Vitor

  • Depoimento Paula Rocha

    Foi a vez da Paula Rocha falar como foi sua experiência no Curso. O Curso Azambuja foi essencial para tornar 2014 um ano tão importante para mim. Graças a ele, realizei meu sonho de passar no Colégio Tiradentes.Todos os dias eu estudava pensando nesse esforço sendo recompensado no final do ano. E foi. Desde o primeiro dia,os professores se dedicam a garantir que ninguém fique com dúvida e dão várias dicas para os alunos compreenderem melhor a matéria.Eles não nos preparam apenas para uma prova de concurso,mas também para sermos vencedores na vida e cidadãos melhores.

    - Paula Rocha

  • Depoimento Camila Ehrenbrink Scheid

    Neste ano, eu me esforcei muito, e todo este esforço valeu a pena. Eu decidi fazer o Azambuja e garanto que foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida. Primeiramente, os professores eram ótimos, ensinavam as coisas com toda vontade e otimismo possível, do melhor jeito que conseguiam encontrar. Eu amava todas aulas, sempre eram ótimas e o modo como a matéria era explicada era ótimo. Após o curso, sempre que eu chegava em casa era só estudar. Apostilas, que tinham ótimos exercícios, cadernos, questões das provas dos Colégios Militares e do Colégio Tiradentes. Eu geralmente também ficava na sala de estudos do curso, pegando provas e questões que eram encontradas nas pastas. Essa sala era ótima pois conseguíamos explicar a matéria para os outros e, quando precisávamos, sempre nos ajudavam. Ainda havia os simulados, que ajudaram a perder o nervosismo na hora da prova e que foram um grande incentivo ao estudo. Também foi possível fazer vários amigos, que sei que continuarão até o fim comigo. Eu estudei muito e me dediquei bastante em casa, no curso, no ônibus... e garanto que tudo isso me levou aonde eu cheguei. Camila Ehrenbrink Scheid

    - Camila Ehrenbrink Scheid

  • Depoimento Thais Bueno

    Adoro a forma afetuosa como a equipe do Azambuja trata seus alunos e ex alunos, tenho certeza que isto faz toda diferença na forma de aprendizagem!! Conhecimento e valores para toda vida, isso que meu filho levará de vocês! Grata por, de alguma forma, fazer parte desta família.❤

    - Thais Bueno

  • Depoimento Denise Pazetto Hauenstein

    Recebemos, por e-mail, este depoimento maravilhoso! Este carinho e reconhecimento, move nosso trabalho e faz com que nosso amor pelo ensino aumente ainda mais! “Prezados diretores e professores do Azambuja, Sou mãe do Rodrigo Hauenstein da Rosa, que foi aluno durante o ano de 2018 na turma preparatória para EsPCEx. Nesta segunda-feira ele embarcou em avião rumo a Campinas, consolidando, assim, o objetivo da aprovação. Quero, com este contato, agradecer e parabenizá-los. O Rodrigo poderia ter feito cursinho em locais tradicionais para vestibular em universidades, mas escolheu o Azambuja. A escolha se deu, e muito, por entender que um curso preparatório para escolas militares teriam outros valores agregados, além das matérias propriamente ditas. E isso se confirmou. O fato do aluno receber informações oriundas de profissionais que já passaram pela AMAN, sejam em aula ou fora dela, é sim um grande motivador para o aluno. Entender como essas pessoas conquistaram a vida profissional e ouvir relatos acerca da rotina destas instituições militares faz diferença para persistir no sonho. E sobre isso eu até faço uma sugestão, para o caso de ainda não praticarem: promoverem momentos fora do período de aula, com mais informações voltadas paras as carreiras militares, um ou dois eventos durante o curso seria bem interessante para os aluno e até mesmo para a instituição. O desempenho dele foi muito bom, e neste caso os professores fizeram a diferença, ainda mais se considerado que ficou um ano sem conseguir estudar em virtude do serviço militar que prestou. O Rodrigo gabaritou química, e aqui quero especialmente parabenizar ao professor Araújo, pois química não era o forte dele na escola, então sei que o desempenho pode ser creditado ao mestre. Obrigada a todos, portanto, incluindo também a área administrativa, que fizeram parte deste momento na vida do Rodrigo, estamos muito felizes com a conquista do sonho traçado por ele. Abraço e ótimo ano de 2019 a todos do Azambuja!” • Denise Pazetto Hauenstein •

    - Denise Pazetto Hauenstein

Blog de Notícias